Combinando vários DISTROs para otimizar a performance

 

Post de Don Boomer - Engenheiro de Aplicações da RF VENUE.

Tenho plena certeza de que a maioria de vocês compreende a necessidade da distribuição de antenas ao utilizar diversos receptores de microfones sem fio. Em resumo, os distribuidores diminuem a necessidade de várias antenas e simplificam a instalação dos microfones sem fio. As "plantações de antenas" não são a melhor prática pois diversas antenas em conjunto podem roubar potência de sinal entre si e podem involuntariamente formar matrizes de antenas que podem levar a uma performance imprevisível.

Aparentemente, ao se projetar sistemas grandes, existe uma pequena confusão sobre qual seria a melhor maneira de se combinar vários distribuidores para serem capazes de atender a uma grande quantidade de receptores. A RF VENUE foi uma das pioneiras a disponibilizar uma quinta saída de antenas, chamada de "cascata" especificamente para essa finalidade. Então quando usamos dois DISTRO 4, simplesmente conectamos dois cabos coaxiais jumpers nas saídas cascata de antenas de um distribuidor nas entradas de antenas de um segundo distribuidor, criando assim um sistema de 9 canais (usando DISTRO 4) ou de 8 canais usando distribuidores de outros fabricantes.

9 ch distro.001  

OK, Eu sei ... Eu poderia apenas seguir cascateando as saídas de um distribuidor para as entradas do próximo distribuidor, criando assim sistemas ainda maiores, certo? Bem, sim e não. Existem algumas limitações que devemos ter em mente.

Admitindo-se que não existe equipamento eletrônico perfeito, alguma pequena quantidade de degradação do sinal irá ocorrer a cada vez que ele tiver que passar pelas unidades adicionais da cascata. Se você tiver idade bastante, irá lembrar do tempo em que duplicava fitas K7 ou VHS, e irá lembrar também da perda de qualidade que ocorria (apesar que essa perda era muito maior que a perda de diversos distribuidores em cascata ... mas serve para ilustrar o fato). E uma vez que estamos tratando de sinais de RF no nosso caso, haverá inevitavelmente alguma quantidade de IMD (Distorção por Inter-Modulação) acrescentada também. Portanto mais cedo ou mais tarde o sinal nas últimas camadas da cascata irá perder a integridade e se tornará inacessível para esses receptores.

Permita-me propor um método de distribuição paralela (ao contrário da serial) para se conectar três ou mais distribuidores.

25 Channel Wireless Mic System Distro Diagram

Observando o diagrama você pode ver que um distribuidor está sendo usado como um master principal que está alimentando até 5 distribuidores adicionais para um máximo de 25 canais simultâneos. Usando este método (conexões paralelas), nenhum distribuidor está além do segundo nível (em comparação à ligação em série tradicional, onde as duas últimas unidades estariam no 3o e 4o níveis respectivamente). Observe também que não há diminuição na quantidade de saídas disponíveis nem a necessidade de cabos coaxiais adicionais. Trata-se apenas de uma outra forma de conectar os distribuidores, e graças a este método, você obterá performance superior quando combinar 3, 4, 5 ou 6 distribuidores dependendo de quantos receptores precisar conectar. 

Traduzido do original em inglês, do blog da RF VENUE: https://www.rfvenue.com/blog/combining-multiple-distros

RF VENUE

CV AUDIO

 

Compartilhe: