MITOS DA VOZ (por CASSIANE ZWARETCH)

[inline:cassiane2jpg.jpg]
Olá, Comunidade Olha Minha Banda!

Quem já não ouviu dizer que tomar um chá, chupar uma pastilha, usar algum spray, gargarejo de uísque com refrigerante e até urina de vaca sagrada, no caso dos indianos, melhora a voz?
Como diz o ditado: “Quem tem fé, curado é”! rs
Não existem correlatos científicos que comprovem a eficácia de crendices populares para melhorar a voz e “abrir a garganta” para cantar. No entanto, sabe-se dos resultados positivos do efeito placebo.
Afinal, o que é verdade ou não sobre os mitos que pairam a voz?

Dúvida - O profissional que usa a voz como os cantores, locutores, atores, operadores de telemarketing, jornalistas e padres devem usar pastilhas, sprays, balas de hortelã ou gengibre para manter a voz saudável?
Mito! Esses recursos possuem, na maioria das vezes, efeito anestésico que mascara os sintomas na garganta, “aliviando-o”, dando sensação de falsa melhora, momentânea e podem ser irritantes, prejudicando ainda mais o estado da voz.

Dúvida - A combinação de mel, limão ou de vinagre e sal é válida para a rouquidão?
Mito! Tais misturas devem ser evitadas. Sabe-se que o mel faz bem para a saúde em geral, mas antes do canto, do uso da voz, ele pode causar espessamento das secreções. O limão e o vinagre podem ressecar as mucosas das cordas vocais.

Dúvida - O gargarejo com água morna é bom para a voz?
Verdade! O movimento que o gargarejo faz nas cordas vocais tem efeito de drenagem. E, a temperatura da água auxilia no relaxamento da musculatura.

Dúvida - Faz bem beber conhaque ou gargarejar com uísque antes de cantar?
Mito! É evidente que, sob o efeito do álcool, inicialmente o indivíduo se sente mais descontraído, e a laringe, levemente anestesiada. Assim, o esforço feito para cantar não é percebido, e o cantor pode erroneamente crer que está cantando melhor. Por isso, acaba cometendo abusos vocais cujas conseqüências (ardor, queimação, sensação de “bolo” na garganta e voz rouca) só serão percebidas passado o efeito do álcool. Dependendo ainda da dose ingerida, poderá perder o controle da afinação, do volume de voz, emitindo articulação imprecisa e voz pastosa, além de provocar ressecamento da mucosa e estímulo do refluxo gastroesofágico.

Dúvida - Café e chá preto fazem mal à voz?
Mito! Um cafezinho ou uma xícara de chá preto não traz problemas para a voz. Apenas se tomando em quantidades excessivas para o individuo, podem trazer prejuízos. Essas bebidas contêm cafeína, que estimula a taquicardia e consequentemente podem alterar a respiração que, por sua vez, altera a coordenação e controle da fala. O refluxo gastroesofágico (passagem do suco gástrico para o esôfago), pode ocorrer, além disso, o refluxo faríngolaríngeo: subida do suco gástrico à laringe e pregas vocais. O suco gástrico é altamente irritativo e produz lesões na delicada mucosa das pregas vocais e das estruturas da laringe.

Dúvida - Esportes favorecem produção vocal ?
Verdade! Atividade esportiva é sempre recomendada para a saúde geral do corpo e para uma produção vocal de maior resistência. A natação e a caminhada ajudam a melhorar a respiração. Exercícios de alongamento e yoga são bons para aumento da flexibilidade e diminuição de tensão principalmente da musculatura extrínseca da laringe.
Estudos recentes mostram que não há esportes prejudiciais à produção vocal. Apenas os exercícios não devem ser realizados conjuntamente à fala e vocalização, pois ocorrerá uma sobrecarga do aparelho fonador. E, é muito importante respeitar a respiração em qualquer exercício.

Dúvida - A alimentação do profissional da voz deve ser equilibrada?
Verdade! Equilibrada e basicamente protéica para dar força e vigor ao tônus muscular. Alimentos pesados, muito condimentados e refrigerantes dificultam a digestão e a movimentação livre do diafragma. Verduras e frutas bem mastigadas soltam à musculatura da mandíbula deixando-a flexível e melhorando a dicção. Antes de cantar não se deve ingerir chocolate, leite e seus derivados, pois aumentam a formação de secreção e saliva, prejudicando a ressonância e produzindo pigarro.

Dúvida - Comer maçã melhora a rouquidão?
Mito! O movimento da mastigação pode relaxar e “aquecer” a musculatura dos lábios e bochechas. E tem função adstringente, porém, não há relação direta com a melhora da rouquidão e de sua causa. É claro, é preferível comer uma maça próximo do show a um churrasco.

Dúvida - Alimento ou bebida gelada faz mal?
Mito! Alimentos e bebidas geladas podem não causar impacto algum em algumas pessoas enquanto, para outras, podem ser nocivos, pois, em indivíduos predispostos, provocam choque térmico, causando uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais. Porém não se pode generalizar, pois se 80 % de uma população de operadores de telemarketing tomam água gelada e apenas 10 % apresentam alterações vocais, por beber gelado, então, não podemos generalizar. Outras vezes, temos que considerar o contexto, pois se uma pessoa diz que saiu, bebeu gelado e ficou rouca, devemos verificar o contexto. Ele foi a uma danceteria? No qual, o ruído competitivo era grande? Falou demais? Não dormiu ou, dormiu uma ou duas horas? Este contexto irá interferir na saúde vocal.
Durante o show é interessante evitar gelado, devido ao hiper-aquecimento das pregas vocais.

Para evitar surpresas desagradáveis, sentiu que a voz está alterada? Procure um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista de sua confiança.

Sucesso Sempre!!

Cassiane Zwaretch

Compartilhe: