A fim de tornar o processo de gerenciamento de sistemas sem fio mais eficiente para os consumidores, a Shure continua a melhorar a sua coleção de soluções em software. Os recentes avanços levaram ao lançamento das novas versões do Wireless Workbench® 6, um aplicativo para desktops para monitoramento de dispositivos e coordenação de frequencias, e do Shure Plus™ Channels, aplicativo para iOS para monitoramento e controle de dispositivos. Estes lançamentos atendem a quatro necessidades essenciais dos consumidores: conectividade, controle, diagnóstico e mobilidade.
Vamos conferi-los, um de cada vez.
Conectividade
Graças aos avanços da tecnologia, a capacidade dos equipamentos de áudio serem conectados em rede já não é mais exclusividade do mercado de alto nível. A conectividade está agora ao alcance de uma faixa mais ampla de produtos mais acessíveis, e os ambientes nos quais estes produtos estão conectados estão aumentando em larga escala. A conectividade completa de ediícios, arenas, ou campus libera novas capacidades para a configuração e gerenciamento de dispositivos que simplesmente não eram possíveis anteriormente.
Uma atualização do Shure Wireless Workbench 6 (versão 6.12) incorpora capacidades para conexão em rede que permitem o monitoramento e controle de dispositivos compatíveis através de redes secundárias, ou sub-redes menores comumente usadas para se dividir e gerenciar grandes redes estruturadas. Com esta funcionalidade, um técnico ou administrador pode monitorar um sitema de áudio sem fio que se distribui, digamos, por todos os prédios de um campus universitário. Ao consolidar o gerenciamento de sistemas de áudio sem fio, os administradores podem monitorar grandes instalações e diagnosticar problemas remotamente, economizando tempo, dinheiro e estresse. Ao invés de sair correndo pelo campus para diagnosticar um "microfone quebrado", os administradores podem acessar o Wireless Workbench 6.12 e encontrar o problema à distância, que pode ser uma bateria sem carga, ou uma interferência de RF.
Controle
Conforme a conectividade de um sistema aumenta, muitos outros fatores também o fazem: a quantidade de controladores conectados (usuários, aplicativos de software) e a quantidade de enganos que cometem. Claro, é ótimo ser capaz de fazer qualquer coisa de qualquer lugar, até o momento em que todos podem e alguém faz uma alteração catastrófica.
No campo do áudio sem fio, os profissionais de áudio adoram maneiras para prevenir alterações inadvertidas, especialmente de parâmetros operacionais críticos como frequência, potência de transmissão, e níveis de saida/ganho. É por esse motivo que o Wireless Workbench 6.12 agora possui suporte para o Access Control, uma função que exige a autenticação dos dispositivos Shure conectados antes de aceitar alterações dos aplicativos Shure.
Em sistemas com suporte: Axient® (com firmware 1.17 ou posterior), ULX-D® Digital (com firmware 2.0 ou posterior), e PSM®1000 (com firmware 1.4 ou posterior), o Access Control permite aos operadores criar um PIN (código numérico de acesso) para cada um destes sistemas. Uma vez que seja especificado um PIN, os aplicativos ainda terão privilégios para monitoramento destes dispositivos, porém não serão capazes de fazer alterações de parâmetros sem fazer a autenticação.
Eis um exemplo: Um administrador instala o Wireless Workbench 6.12 em um computador público na arena onde diariamente os técnicos o executam. Graças ao Access Control, eles podem monitorar a saúde dos sistemas sem fio através dos Channels Strips ou Timeline do WWB, porém sem a capacidade de fazer alterações em parâmetros que podem sabotar um sistema cuidadosamente configurado. (Mais sobre a Timeline a seguir)
O Access Control também é suportado pela atualização 1.3 do ShurePlus Channels. Operadores e técnicos de sistemas sem fio podem acrescentar ao seu arsenal de ferramentas o monitoramento móvel de dispositivos de qualquer lugar na arena sem abrir mão do controle.
Diagnóstico
A qualquer momento que um técnico precisar configurar um equipamento que não adquiriu, ou uma administradora tentar consertar um transmissor bodypack que ela não quebrou, as verdadeiras habilidades da engenharia de áudio são acionadas. As ferramentas mais úteis que um engenheiro pode dispor são aquelas que levam a um disgnóstico preciso da origem do problema.
Tratando-se de sistemas de áudio sem fio, há incontáveis coisas que podem dar errado. Posicionamento incorreto das antenas, cabos de RF danificados, distribuição de RF configurada equivocadamente ou filtragem incorreta ou errônea, e ajustes de potência de transmissão inadequados são apenas alguns dos problemas que podem atormentar instalações sem fio. Pior ainda, um sistema sem fio totalmente "funcional" pode sofrer com problemas inesperados que não podem ser reproduzidos antecipadamente, como interferências de RF.
A Timeline, uma nova função do Wireless Workbench 6.12, é uma utilidade para registro abrangente de dados projetada para gravar e visualizar parâmetros essenciais dos canais dos sistemas sem fio Shure conectados em rede. A Timeline pode gravar dados de grandes instalações sem fio por longos períodos de tempo, registrando o desempenho de parâmetros como os níveis de RF e áudio, carga de bateria e mais. A Timeline também permite anotar os registros com marcadores para catalogar eventos significativos. Alguém poderia fazer isto durante um teste caminhando, quando os transmissores de um sistema de microfone estiverem no camarim ou no ponto mais distante de seus receptores no interior da arena. Estas anotações são automatizadas pelos próprios dispositivos também, que capturam as alterações de frequência e potência de saída dos sistemas sem fio conectados durante sua operação.
Com esta ferramenta, os usuários podem entender melhor exatamente como os seus sistemas se comportam durante a apresentação. Os parâmetros do sistema e configurações de hardware podem ser ajustados para otimizar o desempenho após a inspeção destes dados. Por exemplo, mudanças na potência de saída de transmissão e/ou posicionamento de antenas podem ser monitoradas e alteradas caso os níveis de RF gravados durante o uso não sejam os esperados. Graças a Timeline, os operadores podem gastar menos tempo procurando por problemas e mais tempo resolvendo-os.
Mobilidade
O advento dos aplicatívos mobile colocam um poder sem precedentes nos bolsos dos profissionais de áudio. Seja permitindo operadores ajustar a mixagem de monitor na posição do artista ou agir em resposta a um alerta de bateria sem carga na metade do evento, os aplicativos mobile tem aumentado muito o que pode ser realizado com sistemas de áudio conectados.
O ShurePlus Channels aplicativo para iOS oferece monitoramento e controle de sistemas sem fio Shure conectados a rede. A atualização 1.3 incorpora a capacidade de monitorar informações de status de canal para múltiplos canais sem fio de uma vez. Com o painel Dashboard, os operadores podem inspecionar estatísticas vitais para múltiplos sistemas (medidores de áudio e RF, carga da bateria do trasmissor) com uma rápida olhada e encontrar o canal que esteja clipando ou aquele que esteja com nível zero no transmissor que está com queda de sinal.
Considerações Finais
As aplicações de software podem tornar mais eficientes as tarefas tediosas ou demoradas, simplificar tarefas complicadas, e aumentar a precisão, flexibilidade e acesso do técnico de áudio. E conforme as regulamentações de uso do espectro RF continuam a evoluir, novos protocolos de redes de áudio surgem e sistemas interconectados se tornam predominantes, softwares como o Wireless Workbench e o ShurePlus Channels irão aumentar o poder dos engenheiros de áudio a serem bem sucedidos.
Resumo das Atualizações
Wireless Workbench 6.12 System Control Software
A versão 6.12 incorpora um conjunto de funções poderosas que trazem novos níveis de gerenciamento e diagnóstico a operadores de sistemas sem fio.
- Ferramentas para coordenação de frequências melhoradas permitem aos usuários ampliar os limites de quantidades de frequências em aplicações de grande porte.
- Access Control permite aos engenheiros de áudio proteger os dispositivos suportados com PINs controlando quem pode alterar configurações e propriedades dos dispositivos.
- Remote Device Connection permite monitorar e controlar dispositivos através de sub-redes, consolidando o gerenciamento sem fio em instalações estruturadas.
- Presets configuração ágil de dispositivos, permitindo que conjuntos de parâmetros possam ser aplicados rapidamente aos dispositivos.
- Timeline oferece capacidades de registro avançadas para sistemas sem fio conectados a rede, visualização do desempenho de RF ao longo do tempo.
Baixe a versão 6.12 em www.shure.com/wwb.
ShurePlus Channels Version 1.3 Mobile App for iOS
A versão 1.3 incorpora a capacidade do usuário monitorar, organizar e acessar parâmetros chave do canal.
- Dashboard exibe medidores de RF/áudio e informações dos trasmissores ativos para múltiplos canais em uma única tela.
- Access Control permite aos engenheiros de áudio proteger os dispositivos suportados com PINs controlando quem pode alterar as configurações e propriedades dos dispositivos.
- Groups oferece a capacidade de usar códigos de cores e categorizar canais que podem ser ordenados e organizados de acordo com as preferências do usuário.
Baixe a versão 1.3 na App Store.
* Tradução na íntegra do original "Wireless Audio Software Trends and Shure Updates: Wireless Workbench 6.12 & ShurePlus Channels 1.3" por Sam Drazin, para ler o post original em inglês, acesse http://blog.shure.com/wireless-audio-software-trends-and-shure-updates-wireless-workbench-6-12-shureplus-channels-1-3/?utm_source=shure.com&utm_medium=referral